Mapa
Documentos
O que é o SSN (Social Security Number)?

O SSN é um documento federal (como o CPF no Brasil), que é válido em todo o território americano.

O SSN além de identificar você perante o governo Americano, também serve para monitorar o crédito da pessoa. Essa ferramenta de análise de crédito, nos Estados Unidos é chamado de Credit Score.

O Credit Score é a soma de todo o seu histórico financeiro. As informações de todas as suas compras, pagamentos, histórico bancário, cartões de crédito, benefícios de previdência social e impostos, são   utilizados para criar o seu histórico como “Bom Pagador”.

Social Security Card

O SSN não pode ser utilizado como documento de identificação, pois não possui foto. E recomenda-se que o SSN nunca seja levado na carteira e sua numeração não deve ser fornecida a pessoas desconhecidas. Ele deve estar sempre muito bem guardado, pois seu número é a identificação única de cada pessoa, e nas mãos erradas pode ser utilizado para fins fraudulentos.

O portador do SSN com um bom Credit Score, tem as portas abertas para praticamente todos os tipos de operações financeiras nos Estados Unidos. Comprar um imóvel, um carro ou pedir um empréstimo, se tornam negociações muito simples e sempre recebendo as melhores taxas de juros do mercado.

De acordo com as leis americanas as pessoas que podem tirar o SSN são:

  • Cidadãos Americanos ( Pessoas nascidas nos Estados Unidos )
  • Residentes Permanentes ( Aqueles que possuem o Green Card )
  • Trabalhadores Temporários ( Aqueles que possuem Visto de Trabalho )

Até há pouco tempo atrás, Estudantes Internacionais também podiam obter o SSN, bastava a apresentação do Visto F1, do I-20 e do I-94. Mas as regras mudaram e hoje, estudantes, portadores do F1, só podem retirar o SSN caso comprovem que irão trabalhar na escola em que estudam. Para isso é necessário anexar aos documentos uma carta da escola comprovando esse vínculo.

Voltar