O que é a MLS

A Major League Soccer (em português: Liga Maior de Futebol; abreviação oficial: MLS) é o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos e do Canadá, tida como a primeira divisão profissional do esporte tanto pela United States Soccer Federation como pela Canadian Soccer Association, que são oficialmente membras da FIFA, que ajuda a promover este desporto nos ditos países. Disputada em dois estágios, a liga é composta de 20 times, sendo 17 americanos e 3 canadenses, tendo seu início em março e término em outubro de cada ano, com cada equipe disputando 34 partidas no total; o time com o maior número de pontos na primeira fase da competição é premiado com a taça Supporters’ Shield, sendo que a segunda fase é disputada pelos 12 melhores times da primeira em sistema eliminatório. O vencedor da segunda fase, consequentemente, é nomeado o grande campeão da MLS.

MLS_Logo.svg_
A qualidade de jogo na América do Norte melhorou bastante desde que a liga foi fundada, em 1996, e resultou no sucesso da Seleção Americana na Copa do Mundo de 2002, alcançando as quartas de finais pela primeira vez desde 1930; muitos dos jogadores da equipe nesta Copa faziam ou fizeram parte da MLS.

Expansão e mudanças
A liga se ampliava a 12 equipes em 1998, ao ser adicionado o Chicago Fire à conferência Oeste e o Miami Fusion à conferência Leste. A partir do ano de 1999 o San José Clash trocou de nome e passou a se chamar San José Earthquakes. Em 2000, a liga se reorganizou em conferências Leste, Central e Oeste; Chicago, Tampa Bay, Dallas e Columbus foram movidos à nova conferência central. Na temporada de 2001, as duas equipes da Flórida (Miami Fusion e Tampa Bay Mutiny) foram dissolvidas e a liga voltou a ser de dez equipes divididas em duas conferências, como era antes, mas com o Chicago Fire na conferência Leste.

Na temporada de 2004, a liga se ampliou outra vez, acrescentando o Real Salt Lake, de Salt Lake City, e o Chivas USA, que compartilha o estádio Home Depot Center com o Los Angeles Galaxy. As duas equipes novas foram colocadas na Conferencia Oeste, movendo Kansas City para o Leste. Em 2005, o San José Earthquakes se mudou para Houston e renomeado para Houston Dynamo. Mas outra franquia com o mesmo nome compartilhando a história dos Earthquakes foi instaurada na temporada de 2008.
Em 9 de março de 2006, a multinacional de bebidas energéticas Red Bull comprou o MetroStars e rebatizou-o Red Bull New York.

Na temporada de 2007, uma nova ampliação. Pela primeira vez uma equipe do Canadá participa da liga: o Toronto FC. Eventualmente todas as três maiores cidades canadenses conseguiram times, com o Vancouver Whitecaps em 2011 e o Montreal Impact no ano seguinte.

A expansão estadunidense garantiu franquias à Seattle – Seattle Sounders FC, fundado em 2009 após absorver a equipe e elenco de uma equipe homônima da NSL -, Filadélfia – Philadelphia Union, 2010 – e Portland – Portland Timbers, 2011.

MLS_logo_(2014)

Foi confirmada a criação do New York City Football Club, a equipe pretende estrear na liga em 2015. Ao contrário do Red Bulls, que joga em Nova Jersey, o novo time realmente teria partidas em Nova York. Há planos para construir um estádio em Flushing Meadows-Corona Park ou no Bronx, mas enquanto o impasse não é resolvido o New York F.C. usaria o estádio de beisebol Yankee Stadium. Em 19 de novembro de 2013, foi confirmada a entrada do Orlando City Soccer Club, até então da NASL, na MLS a partir de 2015. Enquanto um estádio próprio para futebol em Orlando não for terminado, o time jogará no Citrus Bowl.

Atlanta e Miami também tem equipes planejando sua entrada assim que tiverem estádios. A equipe de Atlanta já tem sua estreia marcada para 2017, quando inaugurar sua arena (compartilhada com sua equipe-irmã da NFL Atlanta Falcons). Já o clube da Flórida vê problemas para achar uma área viável em Miami, e sua entrada da MLS depende da aprovação do estádio.

Leia Também
Vídeos

O time de Orlando perdeu de 3×1 para o Miami FC em sua partida de estréia na US Open Cup 2017, com três gols do brasileiro Stefano Pinho, que pela priemeira vez em sua carreira como jogador profissional, consegue fazer um Hat-trick.

Curta nossa página do FACEBOOK
Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE

Na primeira participação na US Open Cup, o Orlando City perdeu para o Miami FC pelo placar de 3×1 no estádio do Orlando. O time do Kaká jogou praticamente com a equipe reserva, poupando grande parte dos titulares para uma importante partida da MLS no final de semana.

O grande destaque da partida, foi o brasileiro Stefano Pinho que marcou os três gols do clube de Miami e “pode pedir música no Fantástico” garantiu a vitória do Miami FC.

Stefano Pinho está no Estados Unidos desde 2015, tendo jogado anteriormente no Fort Lauderdale Strykers e no Minnesota United. Em 2014 jogou por empréstimo no futebol Finlandês, atuando uma temporada pelo MyPa.  Essa essa primeira temporada no Miami FC, os três gols marcados nessa partida, provavelmente deixarão o atacante em uma situação bem confortável dentro do clube.

Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Bruno Furtado

 

Futebol EUA fala com o técnico Liam O’Brien que faz parte da organização Scholarships 4 Sport, que promove eventos para selecionar e conectar jogadores com os técnicos das universidades. Os atletas também recebem consultoria para ajudar sua relação com os técnicos e com a própria imagem.

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!


Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Karina Furtado

Canal EUA acompanhou a inauguração de mais uma loja do supermercado Walmart, em Lake Mary na Florida. Esse é um formato novo de lojas que a rede tem implementado, são lojas menores chamadas Walmart Neighbood, “Walmart de bairro”. Estivemos lá para mostrar o cuidado e a organização de um evento tradicional, mas que por aqui ganha produção de super evento




Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Bruno Furtado



VIDA EUA: Como morar barato nos Estados Unidos

VIDA EUA: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para os Estados Unidos

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!

Voltar