Embalada pelo crescimento do futebol nos EUA, Major League Soccer inicia sua 20ª edição

Liga norte-americana vai ter craques como Kaká, Villa, Lampard e Gerrard

Kaká é uma das maiores novidades da temporada da Major League Soccer que se inicia neste fim de semana

Nesta sexta-feira (6), mais precisamente à meia-noite da sexta para o sábado, acontece a partida inaugural da 20ª edição da Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol dos Estados Unidos. O atual campeão LA Galaxy recebe, no StubHub Center, o Chicago Fire, naquela que vai ser a abertura da MSL mais aguardada desde a ida do astro inglês David Beckham para o próprio Galaxy, em 2007. Após o sucesso da seleção norte-americana na Copa do Mundo de 2014, a MLS inicia sua temporada 2015 empolgada pela ampliação da competição – com a entrada de mais dois times, incluindo o Orlando City, do brasileiro Kaká – e a chegada de nomes sonantes como David Villa, Giovinco, Frank Lampard e Steven Gerrard.

O crescimento do futebol nos Estados Unidos, ao contrário da ideia popular, não se deu apenas à ida de David Beckham para Los Angeles. Quando inglês chegou ao país, o esporte já fazia parte da cultura local. Para se ter uma ideia, a final da Copa do Mundo de 2006 – um ano antes da transferência de Beckham para a MLS – teve uma audiência de 17 milhões de telespectadores, quase quatro milhões a mais do que a média das finais da NBA daquele ano. Ou seja, o futebol, nos Estados Unidos, já ia muito além da Major League Soccer. O que é inegável, entretanto, foi o crescimento da principal liga estadunidense pós-Beckham.

 

De acordo com levantamento da Deloitte, a MLS aumentou seu faturamento em 133% nos últimos quatro anos, pulando de 180 milhões de Euros para 447 milhões. É a segunda liga de futebol que mais cresceu no período, atrás apenas do campeonato russo. A média de público da MLS é a sexta do mundo, com 18,6 mil. É maior que a do Campeonato Brasileiro, que em 2014 teve média de 16.555.

A expansão da liga americana se verifica na sua própria ampliação. Em 2015, serão 20 franquias na disputa do título, com as entradas do New York City FC e Orlando City SC. E a expectativa é de atingir 24 equipes até o fim da década. Em 2017, já devem ser 22 times, com a chegada das agremiações de Atlanta e Miami. Esta última franquia, por sinal, pertence a David Beckham. Vale lembrar que para participar da MLS é preciso a autorização da liga, uma vez que nos Estados Unidos o sistema é horizontal, ou seja, sem ascensão e rebaixamento de divisões, como acontece no sistema vertical, verificado na América do Sul e Europa, por exemplo.

Para além da entrada de dois novos clubes, a liga se vê fortalecida pelas contratações de grandes astros do futebol mundial. O brasileiro Kaká – melhor jogador do mundo em 2007 – vai fazer sua estreia no domingo, pelo Orlando City. Enquanto o New York City vai ver o espanhol David Villa – campeão mundial em 2010 – jogar pela primeira vez. O craque inglês Frank Lampard também vai ser reforço do NY City FC, enquanto seu compatriota Steven Gerrard vai deixar o Liverpool (único clube onde jogou por toda sua vida) para se juntar ao irlandês Robbie Keane no atual campeão LA Galaxy.

Sebastian Giovinco, o Formiga Atômica do Toronto

Conhecido como Formiga Atômica, Giovinco saiu da Juventus para ser o jogador mais bem pago da MLS

Pensa que para por aí? O meia italiano Giovinco largou a Juventus para se mudar para o Canadá, onde vai defender o Toronto FC. Com a mudança, Giovinco vai receber um salário anual de US$ 7 milhões, sendo o jogador mais bem pago da MLS. Ao seu lado, vai ter dois astros da seleção norte-americana: Michale Bradley (que já estava na equipe) e Altidore, que trocou o Sunderland da Inglaterra pela liga de seu país.

Para além da MLS
O futebol já é o segundo esporte mais popular nos EUA entre jovens de 12 a 24 anos, à frente da NBA (basquete), MLB (beisebol) e NHL (hóquei no gelo), ficando atrás apenas da NFL. Entre as crianças com menos de 12 anos, o futebol não é apenas o esporte mais praticado no país, como também tem mais praticantes do que a soma do futebol americano, basquete, beisebol e hóquei no gelo. Tal popularidade, naturalmente, tem reflexo nas categorias profissionais. E a expansão do esporte vai muito além da MLS. As ligas paralelas – North American Soccer League (NASL) e United Soccer League (USL) – também têm crescido.

Ronaldo entrou no Fort Lauderdale Strikers como acionista, mas já prometeu entrar em campo pelo time

Ibson, ex-Sport, vai disputar a NASL pelo Minnesota United. O meia vai ter como adversário o espanhol Raúl, que veste a camisa do emblemático New York Cosmos, que nos anos 1970 teve Pelé, Beckenbauer e Carlos Alberto Torres, na primeira tentativa de se organizar futebol profissional nos EUA.

Já a USL, espécie de terceirona, vai receber a entrada de 13 novos times e, assim, vai atingir o número de 24 equipes em 2015. Crescimento significativo, considerando que em 2013 a liga possuía apenas sete franquias. Dentre os 13 novos participantes em 2015, oito são formados por times da MLS, que pretendem usar a USL como laboratório para jogadores, além de um possível fonte de novos talentos.

60 mil para ver Kaká
A primeira rodada se inicia na sexta-feira e vai até o domingo. Às 18h do domingo (horário do Recife), é a vez de Kaká fazer seu primeiro jogo oficial em terras norte-americanas. O brasileiro vai vestir a camisa roxa do novato Orlando City e encara o também novato New York City, de David Villa. 60 mil pessoas compraram ingressos para a partida, que acontece no Citrus Bowl.

Leia Também
Vídeos

Canal EUA mostra os preços e as facilidades oferecidas pela maior rede de supermercados de atacado dos Estados Unidos. Como se associar e quais as vantagens de ser sócio do Costco. Visitamos uma das lojas em Altamonte Springs, na Flórida para mostrar como essas lojas funcionam.

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!

Apresentação – Ralf Furtado
Imagens – Jorge Lamerias
Produção e direção – Ralf Furtado

Descubra todos os segredos de um carro da polícia americana. Canal EUA fala com John Blackwood, gerente de frota do departamento de polícia do condado de Seminole na Flórida, que mostra em detalhes todos os equipamentos que transformam essa Ford Explorer em uma máquina poderosa da polícia dos Estados Unidos


Apresentando – Ralf Furtado
Câmera – Jorge Lameiras

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!

 

Agradecimento ao Departamento de Polícia do Condado de Seminole.

A Florida Cup organizou um incrível evento que reuniu grandes feras brasileira do futebol e do automobilismo. Com a presença do piloto Rubens Barrichello, do ex jogador Rivaldo e do Youtuber Fabio Brazza que fez um RAP para o Futebol EUA durante o evento chamado no Brasil de Torneio da Florida.

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!

Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Jorge Lameiras

 

 


Canal EUA visitou algumas das mais conceituadas lojas de carros de luxo nos Estados Unidos, para mostrar uma série de carros incríveis, com seus preços, para você curtir cada detalhe dessas máquinas maravilhosas

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!


Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Jorge Lameiras

Voltar