A importância de continuar falando Português nos Estados Unidos

Muitos são os motivos que levam as pessoas a deixarem o Brasil e mudarem para os Estados Unidos. A grande maioria sem dúvida, opta pela mudança por motivos econômicos e sociais e vão tentar recomeçar suas vidas em busca de mais oportunidades em terras estrangeiras.



A violência também tem praticamente obrigado famílias financeiramente bem estruturadas, a deixarem suas familiares, trabalho e amigos, e partirem a procura de mais segurança e paz no cotidiano. Outros, conseguem uma oportunidade de estudar ou praticar esporte, atraídos por bolsas de estudos e vagas para treinar ou jogar por equipes esportivas, tendo a oportunidade de desfrutar de melhores estruturas, que certamente irão melhorar seus desempenhos como atleta.

LEIA TAMBÉM: 12 frases que jovens atletas precisam ouvir de seus pais

Os motivos são variados, algumas pessoas levam na bagagem apenas as lembranças ruins do que deixam pra trás. E isso acaba, sem ninguém perceber, virando um problema para o futuro da família. Muitos brasileiros(as) que mudam para os Estados Unidos, se casam com um(a) americano(a) e tem filhos. Baseados na magoa do que trouxeram do Brasil, abandonam o português e não ensinam a própria língua aos filhos nascidos desse relacionamento. Uma família que muda, fugindo da violência ou em busca de alguma oportunidade profissional, também magoados, acabam deixando os filhos pequenos perderem o português, pois simplesmente param de falar a língua entre si e dentro de casa.

Muitos outros simplesmente optam por não falar português dentro de casa, pois acham que assim todos aprenderão a nova língua mais rápido, mas as consequências acabam sendo as mesmas.

LEIA TAMBÉM: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para os Estados Unidos

O Português não é apenas a língua que se fala no Brasil, é uma língua difícil e complexa, que quando praticada, ajuda crianças e adultos a ficarem mais inteligentes, pois é cientificamente comprovado, que quem fala uma segunda língua, exercita o cérebro muito mais do que quem fala apenas uma. Aprender um segundo idioma tem sobre o cérebro o mesmo tipo de efeito que fazer musculação exerce sobre os músculos. E o impacto do aprendizado é muito maior na infância, quando o cérebro ainda está em desenvolvimento.



Fora isso, o fato de se falar uma segunda língua, vai abrir muitas portas em um futuro profissional. O Brasil pode estar em uma profunda crise, mas ainda assim é um grande mercado produtor e consumidor, carecendo sempre de uma forte demanda de mão de obra especializada.

Conclusão, nada justifica que brasileiros não pratiquem o português quando moram nos Estados Unidos. As crianças sempre aprendem o inglês naturalmente sem perceber. Falar outra língua dentro de casa pode até acelerar o aprendizado do inglês, mas a perda do português é irreparável.

E você, o que acha?

VIDA EUA: Você sabe o que é uma Soccer Mom?

VIDA EUA: As maiores diferenças do futebol infantil nos Estados Unidos e no Brasil



Por RALF FURTADO

Leia Também
Vídeos

Canal EUA visitou algumas das mais conceituadas lojas de carros de luxo nos Estados Unidos, para mostrar uma série de carros incríveis, com seus preços, para você curtir cada detalhe dessas máquinas maravilhosas

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!


Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Jorge Lameiras

O Clube São Paulo derrotou o Corinthians nas cobranças de pênaltis após um empate de 0x0 no tempo normal. Em partida truncada e cheia de lances duros, o São Paulo teve as melhores chances do jogo e acabou campeão da Florida Cup 2017 em um resultado merecido

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!


 

Apresentação – Ralf Furtado
Câmera – Jorge Lameiras

Canal EUA acompanhou o evento de inauguração da nova unidade de clínicas populares da empresária Cristina Faria. A CF Med-Care está estrategicamente localizada no coração da cidade, próximo a Disney e a toda a região hoteleira e turística de Orlando.

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!

Ouvimos opiniões de diversas personalidades presentes no evento, que falaram sobre a importância desse novo empreendimento para a comunidade. A nova clínica oferece preços muito abaixo do que são praticados pelos hospitais e clínicas regulares. Proporcionando ao paciente e a sua família um grande economia de dinheiro e de tempo, já que a clínica atende diversas especialidades e é equipada com equipamentos de última geração, para evitar viagens a diferentes especialistas em busca de soluções para seus problemas.

Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Bruno Furtado


O humorista Jonathan Nemer do canal Desconfinados está em Orlando para duas apresentações do seu Stand Up Comedy. Os shows estão sendo realizados no Camila’s Lounge na International Drive nos dias 2 e 3 de Junho. Canal EUA esteve nesse show que é garantia de boas gargalhadas

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!


Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Karina Furtado

Voltar