A importância de continuar falando Português nos Estados Unidos

Muitos são os motivos que levam as pessoas a deixarem o Brasil e mudarem para os Estados Unidos. A grande maioria sem dúvida, opta pela mudança por motivos econômicos e sociais e vão tentar recomeçar suas vidas em busca de mais oportunidades em terras estrangeiras.



A violência também tem praticamente obrigado famílias financeiramente bem estruturadas, a deixarem suas familiares, trabalho e amigos, e partirem a procura de mais segurança e paz no cotidiano. Outros, conseguem uma oportunidade de estudar ou praticar esporte, atraídos por bolsas de estudos e vagas para treinar ou jogar por equipes esportivas, tendo a oportunidade de desfrutar de melhores estruturas, que certamente irão melhorar seus desempenhos como atleta.

LEIA TAMBÉM: 12 frases que jovens atletas precisam ouvir de seus pais

Os motivos são variados, algumas pessoas levam na bagagem apenas as lembranças ruins do que deixam pra trás. E isso acaba, sem ninguém perceber, virando um problema para o futuro da família. Muitos brasileiros(as) que mudam para os Estados Unidos, se casam com um(a) americano(a) e tem filhos. Baseados na magoa do que trouxeram do Brasil, abandonam o português e não ensinam a própria língua aos filhos nascidos desse relacionamento. Uma família que muda, fugindo da violência ou em busca de alguma oportunidade profissional, também magoados, acabam deixando os filhos pequenos perderem o português, pois simplesmente param de falar a língua entre si e dentro de casa.

Muitos outros simplesmente optam por não falar português dentro de casa, pois acham que assim todos aprenderão a nova língua mais rápido, mas as consequências acabam sendo as mesmas.

LEIA TAMBÉM: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para os Estados Unidos

O Português não é apenas a língua que se fala no Brasil, é uma língua difícil e complexa, que quando praticada, ajuda crianças e adultos a ficarem mais inteligentes, pois é cientificamente comprovado, que quem fala uma segunda língua, exercita o cérebro muito mais do que quem fala apenas uma. Aprender um segundo idioma tem sobre o cérebro o mesmo tipo de efeito que fazer musculação exerce sobre os músculos. E o impacto do aprendizado é muito maior na infância, quando o cérebro ainda está em desenvolvimento.



Fora isso, o fato de se falar uma segunda língua, vai abrir muitas portas em um futuro profissional. O Brasil pode estar em uma profunda crise, mas ainda assim é um grande mercado produtor e consumidor, carecendo sempre de uma forte demanda de mão de obra especializada.

Conclusão, nada justifica que brasileiros não pratiquem o português quando moram nos Estados Unidos. As crianças sempre aprendem o inglês naturalmente sem perceber. Falar outra língua dentro de casa pode até acelerar o aprendizado do inglês, mas a perda do português é irreparável.

E você, o que acha?

VIDA EUA: Você sabe o que é uma Soccer Mom?

VIDA EUA: As maiores diferenças do futebol infantil nos Estados Unidos e no Brasil



Por RALF FURTADO

Leia Também
Vídeos

O time de Orlando perdeu de 3×1 para o Miami FC em sua partida de estréia na US Open Cup 2017, com três gols do brasileiro Stefano Pinho, que pela priemeira vez em sua carreira como jogador profissional, consegue fazer um Hat-trick.

Curta nossa página do FACEBOOK
Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE

Na primeira participação na US Open Cup, o Orlando City perdeu para o Miami FC pelo placar de 3×1 no estádio do Orlando. O time do Kaká jogou praticamente com a equipe reserva, poupando grande parte dos titulares para uma importante partida da MLS no final de semana.

O grande destaque da partida, foi o brasileiro Stefano Pinho que marcou os três gols do clube de Miami e “pode pedir música no Fantástico” garantiu a vitória do Miami FC.

Stefano Pinho está no Estados Unidos desde 2015, tendo jogado anteriormente no Fort Lauderdale Strykers e no Minnesota United. Em 2014 jogou por empréstimo no futebol Finlandês, atuando uma temporada pelo MyPa.  Essa essa primeira temporada no Miami FC, os três gols marcados nessa partida, provavelmente deixarão o atacante em uma situação bem confortável dentro do clube.

Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Bruno Furtado

 

Canal EUA acompanhou o trabalho do Welby, da empresa WELMAR, que faz manutenção e paisagismo de quintais e jardins em muitas casas na Florida. Mostramos todos os equipamentos necessários que são utilizados para manter a beleza que é tradicional nas casa dos Estados Unidos

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!


Apresentação – Ralf Furtado
Câmera – Jorge Lameiras

Contato da Welmar: +1 407 995-6147Welby Miranda

O humorista Jonathan Nemer do canal Desconfinados está em Orlando para duas apresentações do seu Stand Up Comedy. Os shows estão sendo realizados no Camila’s Lounge na International Drive nos dias 2 e 3 de Junho. Canal EUA esteve nesse show que é garantia de boas gargalhadas

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!


Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Karina Furtado

Como alugar um imóvel para temporada em Orlando, as vantagens de ficar em uma casa ao invés de um hotel. Os atalhos para economizar seu dinheiro e as principais regras de convivência, para que sua estadia seja perfeita e sem riscos

Inscreva-se em nosso Canal do YOUTUBE !!
Curta nossa página do FACEBOOK !!


Apresentação: Ralf Furtado
Câmera: Jorge Lameiras

Voltar