Mapa
Documentos
Visto de Trabalho – H1-B

Os EUA possuem diversas categorias de vistos de trabalho, os mais comum é o visto H1B.

O visto H-1B é uma categoria de visa emitido para trabalhadores “profissionais” onde o requerente deve possuir graduação em nível superior ou ao menos 12 anos de experiência na área de atuação. O empregador também deve se qualificar para que justifique a contratação de um estrangeiro e o salario a ser pago ao estrangeiro deve ser expressivo pela qualificação que possui.
O processo de H1B e iniciado junto ao USCIS onde são abertas 65000 vagas ao ano com um adicional de 20000 vagas para os que têm um grau mais avançado em Universidade Americana.

Inicialmente deve-se requisitar um Labor Certification junto ao DOL que será aprovado dentro de 30-60 dias.

O que é o Labor Certification (LCA)?

É um processo feito para denominar e comprovar quando há ausência de mão-de-obra nos EUA em algum mercado específico, o qual examina a oferta de emprego, a fim de certificar a falta de um residente legal naquela região com as qualificações exigidas, assim, eles confirmam que nenhum trabalhador americano estará sendo prejudicado. Os requisitos são os seguintes: o emprego existe, não há trabalhador legal disponível para preenchê-lo, não há restrição à vaga, o salário será o mesmo de um cidadão americano para aquela função.

afdb1f_4f9f6cfd9e384267b28e5d38eef1c920

 

As requisições para visto H1B são iniciadas no dia 1 de Abril e permanecem abertas ate o dia 1 de outubro ou ate que se encerrem o número de vagas.

O futuro empregador do candidato deve participar de todo o processo e por isso e imprescindível que já se possua um empregador, para que se de início a este processo.

Protocolado a requisição, o processo será aprovado em Agosto do mesmo ano, para que o requerente viaje aos Estados Unidos em Setembro para iniciar suas atividades em Outubro do mesmo ano.

Os candidatos a vagas em Universidades e Instituições não lucrativas não fazem parte desta limitação de 65000 concessões e podem requerer o H1B a qualquer tempo.

Uma vez emitido o visto pode ter validade de ate 3 anos e ao termino poderá ser feito um pedido de extensão do visto ou ainda, uma requisição de green card com base no excelente trabalho realizado junto ao empregador.

Voltar