Mapa
Documentos
Visto de Estudante – F1

Visto
O primeiro passo para você dar entrada no visto de Estudante o F1, é você comprovar que você está indo para os EUA estudar. Antes de mais nada, encontre a Escola de Ingês desejada, de preferência na cidade que você planeja morar. Ao matricular-se na Escola de Ingês, ela irá lhe fornecer o documento necessário para se manter nos EUA como estudante, chamado I-20. Esse é um dos documentos necessários para se dar entrada no visto.

Para matricular-se em uma Escola de Ingês é preciso:

  • Preencher o formulário de aplicação da Escola de Ingês.
  • Cópia do seu passaporte. (Pode ser uma foto em boa resolução)
  • Um extrato bancário que comprove que você possui o equivalente a $12.000,00 em uma conta bancaria em seu nome, ou em uma empresa que você conste como sócio. E caso haja algum dependente, mais $3.000,00 por pessoa. Porém esses valores podem variar de acordo com a Escola de Ingês. Caso você não possua esse valor em conta, você pode utilizar o extrato de pessoa que assine como seu “Sponsor” patrocinador. Desde que essa pessoa assine o documento no qual se responsabiliza por suas despesas. Algumas Escolas de Ingês aceitam o extrato em português, outras exigem que seja traduzido para o Inglês. Alguns bancos no Brasil já fornecem este documento em inglês.

Taxas:

As taxas variam de acordo com a Escola de Ingês. Normalmente é preciso pagar uma taxa de matricula, outra de taxa de estudante internacional e a taxa dos correios. As taxas ficam em torno de $300,00 a $420,00 para o estudante e $100,00 para seus dependentes.

Existe outra taxa a se pagar de $200,00 chamada SEVIS (será mencionada a diante), este pagamento deve ser feito on-line. SEVIS é um cadastro feito junto aos órgãos de segurança do governo americano. Essas taxas, são os únicos pagamentos que devem ser realizados antes do seu embarque. Você não precisa pagar todo seu curso antes de vir. O pagamento das mensalidades podem ser efetuadas no decorrer do curso, na própria Escola de Ingês e podem ser feitas em dinheiro, cheque ou cartão de crédito.

I-20

Visto

Qual é a validade do I-20?

O I-20 normalmente é feito com validade de 1 ano (12 meses). Caso você queira estudar mais de 1 ano é só solicitar a renovação do I-20 na própria Escola de Ingês, mediante apresentação de um novo extrato bancário atualizado. Enquanto você estiver matriculado na Escola de Ingês com 80% ou 75% de presença em aula, varia de acordo com a Escola de Ingês, seu I-20 estará valendo e você estará totalmente legal no país. A presença nas aulas é obrigatória e monitorada por órgãos do governo.

Em quanto tempo eu recebo o I-20?

Normalmente em dois dias úteis, você já poderá visualizar e baixar, a versão do documento on-line em PDF. Com esse documento você já consegue pagar a Taxa SEVIS (próxima etapa). A versão impressa, chegará em torno de duas semanas na casa do aluno. Esse é um dos principais documentos que você deverá levar na entrevista, tenha muito cuidado com ele.

2) Taxa SEVIS:

Com o I-20 em mãos você já pode pagar a taxa SEVIS. SEVIS é a abreviatura de “Student and Exchange Visitor Information System”, que significa Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio. O SEVIS é um sistema online do Governo dos Estados Unidos que coleta e administra dados e informações sobre os estudantes nos Estados Unidos. Então é uma taxa que todos os estudantes devem pagar antes de vir. O valor é de $200,00 e pode ser pago com cartões de crédito clicando aqui.

Em seguida siga as instruções:

  1. Escolha a opção Proceed to I-901 Form and Payment. Leia tudo e logo em seguida marque I-20. Isto o levará à página de informação principal: Applicant Validation
  2. Siga as instruções e preencha os campos NAME, LAST NAME e MIDDLE NAME exatamente como aparecem no seu passaporte!
  3. Preencha também a sua data de nascimento (mês/dia/ano).
  4. Em seguida coloque o número (Student Code) do seu formulário DS-2019 ou I-20 (localizado no canto direito superior do formulário, acima do código de barras). Digite apenas os números seguidos de N.
  5. Ao final você deverá escolher a opção correspondente ao programa em que está inscrito. Se você está tirando o visto de estudante precisará informar o número do seu I-20 o código da Escola (School Sevis Code). Escolha Student (Visto F1)
  6. Faça o pagamento, digitando os dados de seu cartão de crédito e clique em OK. Aguarde alguns segundos para aparecer a tela de confirmação (Não clique em maia nada até aparecer a tela).
  7. Na tela de confirmação de pagamento você terá a opção de imprimir seu recibo / comprovante. Caso você esqueça de imprimir o recibo, não terá como voltar atrás e deverá fazer um novo pagamento e perderá o valor da taxa já paga. Se não puder, tire um print da tela.
  8. Guarde seu recibo/comprovante a anexe a documentação que deverá apresentar na entrevista para visto no Consulado Americano. Se você o esquecer terá problemas na entrevista. DICA: Uma pergunta muito comum é sobre o endereço que o formulário pede. Quando você estiver preenchendo esse formulário você deve colocar dois endereços. Um é da sua residência no Brasil e o outro é da fatura do cartão de crédito. Não é preciso colocar o seu endereço dos Estados Unidos ou da Escola de Ingês.

3) DS-160

Visto

Depois da taxa SEVIS paga, você precisa preencher o documento DS-160. Esse documento é enorme, então reserve tempo para responder ele, cerca de 30min. Ele deve ser preenchido e cadastrado em inglês mas repare que no topo da página tem opção de língua, escolha português. Se você não fala inglês coloque cursor em cima da pergunta que irá aparecer a tradução em português. Antes de responder clique aqui para algumas dicas.

Na entrevista você precisa apresentar a página de confirmação com o código de barras legível. Se você não tiver impressora na hora de imprimir, mande para seu e-mail e imprima depois. Mas não esqueça de levar a confirmação impressa na entrevista.

4) Taxa de solicitação de visto (MRV)

Para agendar o visto tanto para turista como para estudante é preciso pagar a última taxa, a Taxa de Solicitação do Visto de $160. Com essa taxa paga você já pode agendar seu visto pelo site. Inserir o número de confirmação DS-160 para cada pessoa solicitando o Visto Completar o processo de retorno dos documentos pelo serviço postal. Pagar as taxas de solicitação do Visto de Não Imigrante (MRV). Enfim após essa etapa você vai ser direcionada a página para marcar a entrevista do visto!

5) Entrevista do Consulado Os documentos necessários fornecidos pelo site do consulado são:

  • Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos. O passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos (a menos que esteja isento por acordos específicos entre países).
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável).
  • Página de confirmação de Formulário DS-160.
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa deste website.
  • Membros acompanhantes da família, a menos que entrando nos Estados Unidos para outro propósito, devem apresentar uma certidão de casamento original (cônjuge) e/ou certidão de nascimento (para pessoas abaixo de 21 anos não casadas), conforme aplicável.
  • Formulário I-20, Comprovante de elegibilidade para o status de Estudante Não Imigrante (F-1 ou M-1) para Estudos não Acadêmicos, Estudantes de Línguas e Estudos Vocacionais.

O solicitante precisará enviar um Formulário I-20 gerado pelo SEVIS, que foi fornecido ao solicitante por sua instituição de ensino. O solicitante e o diretor da instituição de ensino devem assinar o formulário I-20. O recibo da taxa I-901 do Sistema de Informações de Vistos de Estudante e Intercâmbio (SEVIS). As seguintes informações são sempre úteis para ajudar com sua solicitação do visto:

  • Manifestar intenção de sair dos Estados Unidos ao completar seu período de estudos.
  • Comprovar renda suficiente para cobrir todas as despesas enquanto estiver nos Estados Unidos.
  • Comprovante de que você tem laços significativos com o país, mostrando que você deseja retornar no fim de sua estadia nos Estados Unidos (geralmente estabelecidos pela comprovação de laços familiares ou profissionais, imóveis, emprego e outros laços ou compromissos com um país diferente dos Estados Unidos).

O que eles deverão perguntar na entrevista?

Isso varia muito, mas as perguntas mais comuns são:

  • O que você vai fazer nos EUA?
  • Quanto tempo você vai ficar?
  • Como irá pagar sua viagem?
  • O que você faz no Brasil? Trabalha? Aonde?

Basicamente é isso, a entrevista é muito simples e demora cerca de 5 minutos. Caso o oficial comece a falar Inglês e você não se sentir à vontade de conversar em Inglês, peça para falar Português. Você não tem obrigação de saber falar Inglês, aprender a língua é justamente o motivo de sua mudança.

 

Escolas de Inglês
Voltar