Mapa
Documentos
Passaporte

COMO TIRAR O PASSAPORTE?

Passaporte

O passaporte é emitido pela Polícia Federal no Brasil e o prazo de emissão varia de acordo com o local de atendimento ao público. Em muitas cidades, o agendamento é feito pela internet, o que facilita bastante. Veja o passo a passo para tirar seu passaporte:

1) RENOVAÇÃO? Se você pretende saber como tirar seu primeiro passaporte, pule para o próximo item. Se você já tem, saiba que não existe mais a possibilidade de renovar o documento. Após o prazo de validade expirar, você precisará entrar no processo comum de emissão e participar de todos os passos.

2) DOCUMENTAÇÃO: O primeiro passo é verificar a documentação necessária. Clique aqui para visualizar a listagem de documentos.

3) EMISSÃO: Preencha os campos necessários na página de emissão de passaporte, como a que está abaixo. Além de dados e documentos, você deve escolher em qual posto da PF irá comparecer para apresentar a documentação.

Passaporte

4) PAGAMENTO DA GRU: Após o preenchimento de todos os dados, o site irá gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga dentro da data de validade. O valor na data em que este post foi feito é de R$156,07.

Passaporte

5) IDA À POLÍCIA FEDERAL: Compareça ao Departamento da Polícia Federal escolhido por você munido dos documentos necessários originais, GRU paga e comprovante de solicitação do passaporte. Você não precisa mais levar foto, já que ela será tirada na hora. Em algumas unidades é necessário o agendamento eletrônico da ida ao DPF. Clique aqui para ver a lista das unidades.

6) ANDAMENTO DO PEDIDO E RETIRADA: Clicando aqui é possível consultar o andamento do pedido do seu passaporte pela internet, munido do número de protocolo através deste site.

Passaporte

Após a solicitação ser concluída, o passaporte deve ser retirado pessoalmente pelo titular no horário e local indicados. É preciso levar o documento de identidade e assinatura de recibo.

EXTRA: PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA: Se você se encaixa nas exigências descritas acima, mas tem urgência do passaporte para uma viagem que não possa aguardar o prazo normal de entrega, pode solicitar o Passaporte de Emergência. Segundo a Polícia Federal, alguns casos que comprovam essa solicitação emergencial são catástrofes naturais, conflitos armados, viagem imediata por motivo de saúde da pessoa ou da família (cônjuge ou parente até segunda grau), proteção de patrimônio, necessidade de trabalho, ajuda humanitária, interesse da Administração Pública ou outro motivo em que o adiamento da viagem cause transtornos.

O QUE PRECISA? Além da documentação necessária para o passaporte comum, é preciso levar:

  • Foto de rosto 5×7 colorida e recente;
  • Documento que comprove a situação emergencial;
  • Comprovante de pagamento da taxa para Passaporte de Emergência. Essa GRU será emitida no posto de atendimento.

COMO TIRAR O PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA

  • Preencha o mesmo formulário de solicitação do passaporte comum no site;
  • Vá ao posto da Polícia Federal mais próximo da sua casa (consulte) com o protocolo de solicitação, documentos que comprovem a situação emergencial e a documentação pessoal exigida. O caso será avaliado pelo funcionário do posto da PF, que, caso aprove o pedido, emitirá a GRU para pagamento da taxa.
  • O prazo de emissão do Passaporte de Emergência é de 24 horas.

 

Voltar